Tratamento Psiquiátrico: mitos e verdades

Published by Dr. Lucas Fortaleza - Psiquiatra on

2 min

  • Existem exames capazes de dar um diagnóstico?

    Na Psiquiatria, ainda não há exames que digam exatamente qual transtorno mental você tem, nem qual é o melhor remédio para você. Portanto, o diagnóstico e o tratamento são construídos ao longo do acompanhamento.

  • Os remédios viciam?

    A grande maioria dos remédios utilizados na Psiquiatria não vicia. Apenas alguns tipos de remédios psiquiátricos têm risco de desenvolver tolerância e dependência química (geralmente são os que possuem tarja preta na embalagem), mas mesmo tais remédios podem ser indicados em determinadas situações (e, se usados conforme orientação médica, não costumam gerar problemas).

  • Os remédios engordam? Diminuem o desejo sexual? Dão muita sonolência?

    Uns sim, outros não. Levamos em conta as necessidades e preocupações de cada paciente e optamos por medicamentos que não costumam levar aos efeitos colaterais temidos. Tentamos sempre trazer o máximo de benefícios e o mínimo de prejuízos ao bem-estar e à rotina. Geralmente conseguimos evitar ou lidar com os efeitos colaterais. Em alguns casos de transtorno mental grave ou refratário, pode ser preciso recorrer a determinados medicamentos mais eficazes, porém com mais efeitos colaterais.

  • Tomar remédio é um sinal de fraqueza?

    O objetivo do tratamento é lhe ajudar a se recuperar e ter uma boa qualidade de vida. Os remédios são uma parte desse processo, que não impedem de tentar superar o que vem sentindo através de outros meios. Inclusive sempre recomendamos que seja tentado implementar estratégias como psicoterapia, exercícios físicos, meditação, entre outras. A combinação dessas e de outras atividades que possam ser benéficas para a pessoa geralmente contribuem bastante para o resultado final do tratamento. É importante que volte a ser o mais próximo possível de como era antes do seu transtorno atual, ou uma versão ainda melhor de si mesmo(a).

  • Para saber mais, assista à lista de vídeos a seguir em que psicólogos falam sobre tratamento psiquiátrico: