Procrastinação: como parar com esse hábito?
2 min
- Procrastinar é adiar a realização de uma tarefa. O indivíduo sente dificuldade de dar o primeiro passo, seja por excesso de pensamentos ou falta de motivação, energia ou organização.
- A pessoa se distrai com algo mais interessante ou espera o momento certo para iniciar a atividade, fica na zona de conforto e acaba entrando em um ciclo vicioso. Quanto mais adiar, maior o problema pode se tornar.
- O hábito de procrastinar pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psíquicos. Ficar deixando as coisas para depois costuma provocar sentimentos de frustração e prejuízos em diversas áreas da vida. Vencer tal comportamento é desafiador, mas há estratégias que ajudam.
- Recomendações:
- Definir os objetivos mais urgentes e importantes para você.
- Registrar a sequência de micropassos para seguir, da preparação até a execução.
- Estabelecer um prazo para concluir cada uma das etapas.
- Decidir e começar a agir mesmo que sinta que as condições não estejam ideais.
- Valorizar o que já fez para ter mais estímulos a continuar os próximos micropassos.
“Se adiar tudo até que se sinta preparado, nunca irá realizar nada.” (Norman Peale)
“Nada é tão cansativo quanto deixar uma tarefa inacabada para sempre.” (William James)
“Uma das piores formas de usar o tempo é fazer muito bem algo que não precisa ser feito.” (Brian Tracy)
“O tipo mais eficaz de motivação envolve se livrar de punições e metas e criar uma visão pessoal que desperte em você a motivação intrínseca baseada na jornada.” (Petr Ludwig)
“A perfeição é uma distração — mais um apelo artificial a desviar sua atenção de suas verdadeiras prioridades.” (Jake Knapp)
“Quando adiamos tarefas importantes, é possível notar um condicionamento mental que nos leva a pensar que haverá mais tempo e melhores condições de execução no dia seguinte. Não, você não fará um trabalho melhor esperando.” (Lílian Soares)
“A procrastinação é tomar uma decisão — sem nenhuma razão válida — de adiar ou não completar uma tarefa ou uma meta que você se comprometeu, e fazer algo de menor importância no lugar, apesar das consequências negativas por deixar a metade desejada de lado.” (Vitor Friary)
- Organização:
- Sugestões de livros:
- Sugestões de aplicativos:
- Mudanças de hábitos
- Tarefas e lembretes
- Projetos individuais ou em equipe
- Plataformas para produtividade
- Plano anti-procrastinação
“A primeira regra para concluir tarefas é: se tiver que escolher entre duas, faça primeiro a maior. A segunda regra para concluir tarefas é: se precisar mesmo resolvê-la, tenha em mente que você não tem nada a ganhar se ficar sentado olhando para ela por muito tempo.” (Petr Ludwig)
“A primeira estratégia é totalmente voltada para a urgência: ‘qual é a coisa mais crucial que você precisa fazer hoje?’. A segunda estratégia é pensar na satisfação: ‘no fim do dia, qual opção o deixará mais satisfeito?'” (Jake Knapp)
“Você não deve confiar nas consequências e recompensar de longo prazo para motivar o Eu presente. Em vez disso, você precisa encontrar uma maneira de transferir futuras punições ou algum tipo de satisfação para o momento presente. Você deve fazer com que as consequências futuras se tornem consequências presentes.” (Lílian Soares)
“A verdade é que nenhum tempo é provavelmente ideal para fazer algo que não sentimos a vontade de fazer, portanto, agora é tão bom quanto qualquer outro momento para pôr a mão na massa.” (Vitor Friary)
“Quando sentir a tentação de adiar o trabalho/estudo nas primeiras tarefas do dia, basta contar cinco vezes para trás. Ao se aproximar do zero, aja. A ação quebrará a inércia e o movimento criará emoção. Quando mais você puder fazer isso de você consistente, mais rápido poderá desenvolver um hábito que interromperá a procrastinação.” (Ryan Jones)
“No final de cada dia de trabalho/estudo, anote as seis coisas mais importantes que você precisa realizar no dia seguinte. Não anote mais do que seis tarefas.” (Lílian Soares)
“Tarefas essenciais são as tarefas que tornam o seu dia altamente produtivo se você as executar. O problema é que as tarefas essenciais costumam estar escondidas dentro do mesmo bolo de outras tarefas, e é aí que ocorre a procrastinação. Logo, a sua primeira tarefa quando começar a organizar a sua produtividade pessoal, é compreender quais são as suas tarefas essenciais de amanhã.” (Rogério Souza)
- Os vídeos abaixo tratam sobre esse tema e ensinam diversas técnicas indicadas para acabar com a procrastinação e aumentar sua produtividade:









- Você gostaria de aumentar o foco nos estudos ou no trabalho? Clique aqui para descobrir maneiras de melhorar a sua concentração e o seu rendimento.