Procrastinação: como parar com esse hábito?

Published by Dr. Lucas Fortaleza - Psiquiatra on

2 min

Quer procrastinar menos? Clique aqui para participar de um grupo antiprocrastinação (programa de produtividade para procrastinadores).

  • Procrastinar é adiar a realização de uma tarefa. O indivíduo sente dificuldade de dar o primeiro passo, seja por excesso de pensamentos ou falta de motivação, energia ou organização.
  • A pessoa se distrai com algo mais interessante ou espera o momento certo para iniciar a atividade, fica na zona de conforto e acaba entrando em um ciclo vicioso. Quanto mais adiar, maior o problema pode se tornar.
  • O hábito de procrastinar pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psíquicos. Ficar deixando as coisas para depois costuma provocar sentimentos de frustração e prejuízos em diversas áreas da vida. Vencer tal comportamento é desafiador, mas há estratégias que ajudam.
  • Recomendações:
    1. Definir os objetivos mais urgentes e importantes para você.
    2. Registrar a sequência de micropassos para seguir, da preparação até a execução.
    3. Estabelecer um prazo para concluir cada uma das etapas.
    4. Decidir e começar a agir mesmo que sinta que as condições não estejam ideais.
    5. Valorizar o que já fez para ter mais estímulos a continuar os próximos micropassos.

“Se adiar tudo até que se sinta preparado, nunca irá realizar nada.” (Norman Peale)

“Nada é tão cansativo quanto deixar uma tarefa inacabada para sempre.” (William James)

“Uma das piores formas de usar o tempo é fazer muito bem algo que não precisa ser feito.” (Brian Tracy)

“O tipo mais eficaz de motivação envolve se livrar de punições e metas e criar uma visão pessoal que desperte em você a motivação intrínseca baseada na jornada.” (Petr Ludwig)

“A perfeição é uma distração — mais um apelo artificial a desviar sua atenção de suas verdadeiras prioridades.” (Jake Knapp)


“Quando adiamos tarefas importantes, é possível notar um condicionamento mental que nos leva a pensar que haverá mais tempo e melhores condições de execução no dia seguinte. Não, você não fará um trabalho melhor esperando.” (Lílian Soares)

“A procrastinação é tomar uma decisãosem nenhuma razão válidade adiar ou não completar uma tarefa ou uma meta que você se comprometeu, e fazer algo de menor importância no lugar, apesar das consequências negativas por deixar a metade desejada de lado.” (Vitor Friary)

  • Assistente Inteligente via WhatsApp
https://www.amazon.com.br/gp/product/B0CXNP7WN4?storeType=ebooks&linkCode=ll1&tag=lucasfortalez-20&linkId=f03df5f9d2183fba62832869f74b7e8d&language=pt_BR&ref_=as_li_ss_tl
🐢 Da Procrastinação à Produtividade 🚀
Supere a procrastinação com estratégias práticas e transforme a tendência ao adiamento em impulso para a realização e produtividade.

“A primeira regra para concluir tarefas é: se tiver que escolher entre duas, faça primeiro a maior. A segunda regra para concluir tarefas é: se precisar mesmo resolvê-la, tenha em mente que você não tem nada a ganhar se ficar sentado olhando para ela por muito tempo.” (Petr Ludwig)

“A primeira estratégia é totalmente voltada para a urgência: ‘qual é a coisa mais crucial que você precisa fazer hoje?’. A segunda estratégia é pensar na satisfação: ‘no fim do dia, qual opção o deixará mais satisfeito?'” (Jake Knapp)


“Você não deve confiar nas consequências e recompensar de longo prazo para motivar o Eu presente. Em vez disso, você precisa encontrar uma maneira de transferir futuras punições ou algum tipo de satisfação para o momento presente. Você deve fazer com que as consequências futuras se tornem consequências presentes.” (Lílian Soares)

“Comece aos poucos, tente mudar pequenos hábitos. Faça no seu tempo. Você não precisa ser melhor do que ninguém. Você só precisa ser melhor do que você mesmo.” (Gisely Melo)

“A verdade é que nenhum tempo é provavelmente ideal para fazer algo que não sentimos a vontade de fazer, portanto, agora é tão bom quanto qualquer outro momento para pôr a mão na massa.” (Vitor Friary)

“Quando sentir a tentação de adiar o trabalho/estudo nas primeiras tarefas do dia, basta contar cinco vezes para trás. Ao se aproximar do zero, aja. A ação quebrará a inércia e o movimento criará emoção. Quando mais você puder fazer isso de você consistente, mais rápido poderá desenvolver um hábito que interromperá a procrastinação.” (Ryan Jones)

“No final de cada dia de trabalho/estudo, anote as seis coisas mais importantes que você precisa realizar no dia seguinte. Não anote mais do que seis tarefas.” (Lílian Soares)

“Tarefas essenciais são as tarefas que tornam o seu dia altamente produtivo se você as executar. O problema é que as tarefas essenciais costumam estar escondidas dentro do mesmo bolo de outras tarefas, e é aí que ocorre a procrastinação. Logo, a sua primeira tarefa quando começar a organizar a sua produtividade pessoal, é compreender quais são as suas tarefas essenciais de amanhã.” (Rogério Souza)

  • Os vídeos abaixo tratam sobre esse tema e ensinam diversas técnicas indicadas para acabar com a procrastinação e aumentar sua produtividade: