Medicamento: Atomoxetina

Published by Dr. Lucas Fortaleza - Psiquiatra on

1 min

  • A Atomoxetina pode uma alternativa eficaz para o tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Diferente dos psicoestimulantes, a Atomoxetina é uma opção para pacientes que têm mais receio de desenvolver dependência. Além disso, tende a apresentar menos efeitos colaterais e menor potencial de tolerância.

  • A Atomoxetina deve ser tomada diariamente para que possa exercer seu efeito terapêutico, pois seu mecanismo de ação difere dos psicoestimulantes. Enquanto os estimulantes atuam diretamente no aumento dos níveis de dopamina e norepinefrina no cérebro, a Atomoxetina inibe a recaptação de norepinefrina, o que leva a uma melhoria gradual dos sintomas do TDAH.

  • Os efeitos colaterais mais comuns da Atomoxetina incluem dor de cabeça, náusea, boca seca, perda de apetite, sonolência, tontura e irritabilidade. Apesar de geralmente serem mais leves, é fundamental seguir todas as orientações médicas e informar qualquer alteração significativa no quadro de saúde.

  • A Atomoxetina é um medicamento de prescrição médica e pode ser encontrado no Brasil sob a marca comercial Atentah®. É amplamente reconhecida por sua eficácia no manejo dos sintomas do TDAH e por sua contribuição significativa para a melhoria da qualidade de vida e produtividade dos pacientes.

  • Para maximizar os benefícios do tratamento e minimizar possíveis reações adversas, é essencial seguir as instruções do médico e comunicar-se abertamente sobre qualquer mudança ou preocupação durante o uso do medicamento.