Depressão, Ansiedade e Estresse: sintomas e tratamento

Published by Dr. Lucas Fortaleza - Psiquiatra on

2 min

  • Depressão, ansiedade e estresse são problemas de saúde mental bastante comuns. Resultam de uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Em quadros mais leves, o funcionamento pode até aparentar estar dentro da normalidade, apenas exigindo um esforço maior para a realização das mesmas atividades. Já em quadros mais graves, o comprometimento psíquico costuma levar a prejuízos acadêmicos, sociais e a outros aspectos da vida da pessoa. Depressão pode se manifestar através de humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações no sono ou no apetite, fadiga ou falta de energia, sentimentos de desvalia ou culpa excessiva, dificuldade para raciocinar ou tomar decisões, entre outros sintomas. Geralmente há pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

  • Ansiedade e estresse envolvem sensação de tensão e mudanças físicas. Ansiedade pode provocar sudorese, tremores, tontura, falta de ar, dificuldade de deglutição, palpitações, tensão muscular e outras reações físicas desencadeadas pela antecipação de eventos negativos e por preocupações desproporcionais que levam à interpretação de que determinada situação representa um nível expressivo de perigo, superior à realidade. Estresse refere-se mais a irritabilidade, tensão excessiva e crônica, impaciência, baixa tolerância a frustrações, dificuldade de relaxar e outras manifestações que ocorrem quando a pessoa se sente sobrecarregada, demonstrando que houve ineficácia ou esgotamento das suas estratégias de enfrentamento e as demandas estão excedendo a sua capacidade cognitiva.

  • Geralmente quadros leves de depressão/ansiedade/estresse podem ser controlados ou resolvidos sem a necessidade do uso de medicamentos, sendo a principal forma de tratamento recomendada a psicoterapia. Coisas que também podem ajudar incluem atividade física regular, boa qualidade de sono, entre outras medidas.

  • Quanto mais graves, mais forte é a recomendação para buscar consulta com médico psiquiatra. Apesar de, por motivos diversos, as pessoas por vezes receberem apenas um dos tratamentos, geralmente o ideal seria a combinação de tratamento não farmacológicos (especialmente psicoterapia) com os farmacológicos (medicação psiquiátrica). Considere buscar consulta com psicólogo(a) ou implementar outras estratégias não farmacológicas independente da gravidade dos sintomas.
  • Gostaria de saber se você tem sintomas de depressão, ansiedade e estresse? Clique aqui para realizar um teste online gratuito.